Você

Título: Você | Autora: Caroline Kepnes | Editora no Brasil: Rocco | Gênero: thriller | Páginas: 384 | Ano de publicação no Brasil: 2018 | Nota: 3,0 / 5,0


Em tempos de redes sociais, sabemos muito mais sobre as pessoas do precisamos. De nossa parte também expomos a rotina, os restaurantes favoritos, os shows frequentados, os relacionamentos e as opiniões políticas. Apesar de todas essas informações à solta não serem necessárias, a existência delas mudou a dinâmica das relações humanas. A internet passou a ser uma dimensão importante de todas as relações, inclusive as amorosas. A demora em uma resposta no WhatsApp pode marcar o início de uma briga épica, por exemplo.

A autora de Você, Caroline Kepnes, chegou à lista dos mais vendidos nas listas dos jornais americanos em seu romance de estreia. Abordando a temática do stalker – basicamente uma pessoa de perfil persecutório e obsessivo – a autora constrói uma rede de assassinatos, mentiras e loucuras que começa pela paixão mútua por literatura dos protagonistas.

O suspense se inicia quando Guinevere Beck entra numa livraria e é atendida por Joe Goldberg. Ela é linda, jovem mestranda em Literatura, dona de um corpo e cérebro invejáveis. Perfeita. Ou é o que parece. Joe também não fica atrás. Galante, rápido e de humor ácido, o gerente do estabelecimento flerta com Beck e grava o nome impresso no cartão do crédito.

Ele passa a verificar as redes sociais da moça, todas abertas em modo “público”, e a acompanhar todos os seus passos. Chega ao cúmulo de descobrir o endereço de sua casa e invadi-la durante sua ausência, além de vigiá-la constantemente em passeios aparentemente inocentes nos arredores. Ao ver o namorado de Beck, o playboy Benji, Joe toma a decisão de que precisa tirá-lo do caminho e o faz da pior forma possível: assassinando o rapaz.

Durante toda a narrativa, Joe arma situações, mentiras, hackeia telefones, invade casas, comete assassinatos e outras atrocidades para conquistar Beck. Sua rota doentia é perturbadora e muito bem escrita. O psicopata se livra das pessoas que lhe desagradam como se exclui ou bloqueia alguém em redes sociais – para ele tudo parece simples, natural e bem resolvido. Ele não sofre com suas maldades e passa por vários surtos diante da possibilidade de ser apanhado. Um grande personagem, e é por seu ponto de vista que os fatos são contados.

Guinevere, por outro lado, também é uma personagem marcante. Jovem, insegura, marcada pela necessidade de ser paparicada e, ao mesmo tempo, inteligente, arguta, vaidosa. É a contradição em pessoa e vive em desespero por sua atuação social – Beck atua como alguém que ela gostaria de ser. Nos bastidores da própria vida, ela destrói casamentos para se sentir valorizada, aproxima-se de amigas ricas para se sentir privilegiada e se sente mal por não conseguir escrever tão bem como gostaria.

O enredo envolve, é muito bem trabalhado. Há momentos em que você rói as unhas, pula da cadeira e fica pensando QUANDO É QUE VÃO FLAGRAR AS LOUCURAS DESSA PESSOA? COMO É QUE É POSSÍVEL? Infelizmente, ele é um assassino inteligente e consegue ir bem longe. A relação estabelecida com Joe é estranha. Há momentos em que torcemos para ele conseguir seu objetivo logo e parar com as atitudes obsessivas, e há momentos em que queremos agredi-lo.

No fim, fica claro o quão perigosa pode ser a exposição de dados pessoais na internet e a proximidade com pessoas que não conhecemos, especialmente se pelos motivos errados, como carência ou insegurança. A brecha de Joe – um homem que tinha necessidade de idolatrar – na vida de Beck, uma mulher que precisava ser idolatrada, foi a insegurança pessoal da jovem. Também é importante ressaltar que nenhuma atitude dela justifica as armações de Joe, mas que há uma relação de permissão e invasão sutil entre eles.

É um bom livro de suspense. Não é um clássico memorável, mas é uma leitura divertida e que faz um retrato assustador e bizarro dos riscos dos tweets e dos e-mails.

Você pode adquirir essa obra em formato físico ou em formato digital para o kindle aqui.


Assinatura_Crônicas_Thamirys-09

Siga Thamirys no Instagram!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s