Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos

Título: Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos | Autor: vários | Editora: Wish| Gênero: contos de fadas, literatura nórdica| Páginas: 320 | Ano: 2019 | Nota: 4,8 / 5,0


 “Em montanhas gélidas e fiordes agitados, contadores de histórias dos países nórdicos fantasiavam com aventuras, trolls, gigantes e anéis encantados. A curadoria especial de 25 contos selecionados resgata uma das versões de Cinderela e Aladdin, além de diversos enredos originais e tradicionais que eram contados de pais para filhos em países como Suécia, Dinamarca, Islândia, Finlândia e Noruega. Mais de 40 ilustrações extraídas diretamente dos livros antigos embelezam as páginas desta edição de colecionador, destinada a saciar a curiosidade de jovens e adultos.

Neste volume, é possível conhecer o doce e maduro conto da princesa Tuvstarr, o local lendário que se tornou a última morada de gigantes, o tradicional folclore das crianças trocadas por trolls e diversas histórias clássicas com príncipes transformados em ursos-polares e viajantes corajosos que enfrentam as mais diversas criaturas.”


O livro se trata de um compilado inédito no Brasil, trazido pela editora Wish e traduzido em suas versões originais, de contos de fadas do povo nórdico. São contos que fogem da curva da Disney, por exemplo, com finais nem sempre felizes e mensagens fortes. Nessas fábulas podemos sentir a característica da oralidade – como se estivéssemos numa roda à fogueira ouvindo histórias que se modificaram com o tempo – e a cultura dos nórdicos, um povo que gostava do mar, de explorar novas terras, de animais e criaturas misteriosas.

As histórias têm desenvolvimento e soluções simples e poéticas, sejam elas encantadas ou não, e geralmente passam alguma reflexão sobre caráter ou explicam alguma coisa do mundo para a qual eles não tinham base científica. Muitas dessas histórias têm uma narrativa parecida, em que a jornada do protagonista se dá através de três desafios até que ele seja recompensado. Os elementos mais presentes são a transformação de humano em animal, maldições, trolls, família, casta social, busca pelo amor e pela honra.

Há também alguns contos que precedem as fábulas que tanto ouvimos na infância: “Kari Capa Dura” está para Cinderela como “Poderoso Mikko” está para o gato de botas, “Lasse, meu vassalo” lembra muito Aladdin. Eu gostei mais dos contos nórdicos dessas fábulas.

Contos01

Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos é composto 25 contos, divididos entre os populares e os raros. A seguir mostrarei quais são esses contos, seus respectivos autores, e falarei um pouco sobre os meus favoritos.

POPULARES

A LESTE DO SOL E OESTE DA LUA – Peter Asbjørnsen e Jørgen Moe

PEER GYNT – Clara Stroebe

POR QUE O MAR É SALGADO – Peter Asbjørnsen e Jørgen Moe

A NOIVA DA FLORESTA – Parker Fillmore

KARI CAPA DURA – Peter Asbjørnsen e Jørgen Moe

A CRIANÇA TROCADA – Selma Lagerlörf

O REI DRAGÃO – Swend Grundtvig

O CASTELO DE SORIA MORIA – Peter Asbjørnsen e Jørgen Moe

A GIGANTA E O BARCO DE GRANITO – Angus W. Hall

O GATO EM DOVREFJELL – Peter Asbjørnsen e Jørgen Moe

PODEROSO MIKKO – Parker Fillmore

REI VALEMON, O URSO BRANCO – Peter Asbjørnsen e Jørgen Moe

RAROS

A FLOR DA ISLÂNDIA – Marie Jeserich Timme

LINDAURA E O VELHO REI – Ana Wahlenberg

LASSE, MEU VASSALO – G. Djurklou

O ANEL – Helena Nyblom

NOIVA GALHUDA – Peter Asbjørnsen e Jørgen Moe

O HOMEM DE NEVE – Hans Christian Andersen

HEIEMO E O NØKK – Anônimo

A SAGA DO ALCE E DA PRINCESA TUVSTARR – Helge Kjellin

PERNACURTA E OS TROLLS – Peter Asbjørnsen e Jørgen Moe

O MONTE ÉLFICO – Hans Christian Andersen

O VIZINHO SUBTERRÂNEO – Peter Asbjørnsen e Jørgen Moe

TEMPESTADE MÁGICA – Clara Stroebe

A ÚLTIMA MORADA DOS GIGANTES – Marie Jeserich Timme

Contos03

A NOIVA DA FLORESTA: um fazendeiro manda seus três filhos atrás de uma noiva. Veikko tem que procurar na floresta e é motivo de risadas entre os irmãos, pois que mulher ele acharia lá? Então ele encontra uma ratinha muito gentil e se apaixona por ela. O desenrolar dessa relação é muito fofo e tem muito a ver com discriminação e superação da superficialidade!

PODEROSO MIKKO: Mikko e o pai eram lenhadores e não tinham riquezas. Órfão de mãe, Mikko se vê desolado com o falecimento do pai, mas antes de morrer seu pai disse que deixou três armadilhas para animais selvagens no bosque. Assim, Mikko resgata um raposo que o ajuda a mudar de vida. Um belíssimo conto sobre consciência animal e recompensas.

A FLOR DA ISLÂNDIA: os pais de Helga de casam e vão morar na Islândia, terra natal do pai. A mãe falece e tudo que Helga lembra é da beleza da Itália contada por sua mãe, de seu litoral e de suas flores. O poderoso Rei das Fadas quer Helga pra si, e lhe oferece um verdadeiro conto de fadas onde ela pode viver onde sempre sonhou. É uma história sobre amor, confiança, responsabilidade… tão bela quanto triste. O fim me lembra muito um clássico da literatura e do cinema, mas eu daria spoilers se dissesse qual…

LINDAURA E O VELHO REI: havia um Rei desemparado, de coração partido e sem família. Seus traumas eram tão intensos que ele enxergava garras nas mãos das pessoas, e ninguém podia tocá-lo. Até que surge uma menininha que o cativa por sua ingenuidade e delicadeza. Uma história sobre encontrar o amor onde menos esperamos e superar as dificuldades do passado. A cada oração desse conto eu ficava mais encantada.

A SAGA DO ALCE E DA PRINCESA TUVSTARR: essa é uma história sobre uma princesa que conhece um alce e decide se aventurar com ele pelas florestas. Diante da liberdade, ela também precisa superar as tentações e desapegar das coisas materiais. Esse conto tem uma mensagem muito forte sobre o mal que o apego a bens materiais nos faz.

A ÚLTIMA MORADA DOS GIGANTES: aqui vamos conhecer um casal de gigantes que foge após Odin e os demais deuses atacarem sua morada, e um casal de humanos, que trouxeram o cristianismo e acabaram com o reinado de Odin. Suas origens são parecidas, mas o fim reservado para cada um é diferente. Apesar da belíssima história de amor dos dois casais, da intensidade das maldições e do sofrimento e do poder da compaixão, esse conto teve impacto sobre mim por passar uma mensagem de opressão do cristianismo sobre outras religiões e culturas, pelo menos essa foi a minha interpretação.

Agora que já falei sobre essa obra esplêndida, gostaria de ressaltar o quanto a edição física me surpreendeu, certamente o livro mais lindo da minha estante, um verdadeiro exemplar de colecionador! Capa dura, papel pólen de alta gramatura, páginas na cor ocre, diagramação e arte espetacular! A Wish está de parabéns!!

Essa obra foi financiada por 1500 leitores através do Catarse e pode ser adquirida no site da editora ou na amazon. Para quem gosta de histórias encantadas e de terror, a Wish resgata muitas obras perdidas com o tempo e lança numa edição exclusiva e atual para o atual mercado. Aconselho acompanhar os projetos da editora, que são sempre diferenciados e realizados com muito carinho!


Siga a Brena no instagram!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s