O Mundo de Quatuorian Vol II – O Retorno do Imperador

Título: O Mundo de Quatuorian Vol II – O Retorno do Imperador | Autor: Cristina Pezel | Editora: Mundo Uno | Gênero: fantasia épica infanto-juvenil | Páginas: 240 | Ano: 2018 | Nota: 4,8 / 5


Como prometido na resenha de O Mundo de Quatuorian VOL. I – Cheiro de Tempestade (acesse aqui!), peguei meu exemplar do VOL. II – O Retorno do Imperador na CCXP 2018 e agora, trago-lhes a resenha.

Este segundo volume finaliza a duologia de O Mundo De Quatuorian.  A obra é dividida em:

  • Prólogo
  • Parte III – O Império
  • Parte IV – O Retorno do Imperador

Mas antes disso há ainda a conversa com o leitor, e nela a Cristina faz um resumo do primeiro volume. Para os esquecidos como eu, foi excelente. Aconselho outros autores a fazer o mesmo, devia ser obrigatório em sagas! Isso não faz o primeiro volume ser dispensável, pois sem ele não somos capazes de aprender o sistema que envolve Quatuorian nem de se familiarizar com o desenvolvimento dos personagens, pelo menos não de forma natural e contagiante. Ademais, há um apêndice com todos os personagens e qualquer outro fato relevante, é o apêndice do primeiro livro incrementado; até explica o funcionamento dos pombos-correios!

Após os eventos do primeiro livro, nossos heróis encontram-se espalhados por diversas partes de Quatuorian, mundo que sofre com a nova política imposta pelo suposto imperador. Os acontecimentos estranhos e o aparecimento de criaturas sombrias intensificam-se. Chegou a hora da profecia interceder.

Quatuorian2

O livro é composto por capítulos bem curtos, onde mostra o que está acontecendo com alguns personagens. Justamente por isso, a narrativa dá mais espaço aos coadjuvantes e deixa o protagonismo de Teriva um pouco de lado. Um ponto alto do livro é que, logo nos primeiros capítulos, somos apresentados à história de Vorten, a seu passado e a suas motivações.

A apresentação do paradeiro dos personagens converge para a trama central da obra. Achei espetacular a segurança da autora para fazer isso e a fluidez da leitura mesmo sem um fator de suspense a cada fim de capítulo.

Finalmente conheceremos Koleso, o imperador lendário. Mas não se engane, ele não é garantia de vitória. Há muitos obstáculos a serem enfrentados! Também conheceremos o desfecho do triângulo amoroso iniciado no primeiro volume e teremos uma batalha épica contra um inimigo que não imaginávamos.

Aqui, o teor de fábula que citei como característica da obra antecessora é intensificado, temos claras “lições” no fim da trama. A leveza da escrita da Cristina e sua decisão em contar uma estória fantástica tradicional do Bem X Mal deu muito certo. Ela não foge dos clichês, mas emociona. Ela escreve para um público juvenil, mas a construção da obra apetece os adultos também.

É relevante falar do zelo da editora com a obra. Edição física primorosa e cheia de ilustrações.

No mais, acho que teremos novidades sobre o universo construído pela Cristina Pezel. Uma HQ, uma nova história sobre o passado de Koleso… Quem sabe? Eu gostaria mundo de viver as emoções da era do Koleso!

O Retorno do Imperador pode ser adquirido aqui, ou na loja virtual da autora.


Siga a Brena no instagram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s