O Oceano no Fim do Caminho

Título: O Oceano no Fim do Caminho | Autor: Neil Gaiman | Editora: Intrínseca | Gênero: fantasia | Páginas: 208 páginas | Ano de publicação: 2013 | Nota: 5,0/5,0


Logo de início peço que, por favor, não me julguem. Até ter este livro eu nunca tinha lido nada de Gaiman. Eu não sei dizer o motivo, já que eu conhecia Sandman e seu sucesso mundial. A verdade é que nunca tinha chegado até mim nada que me chamasse realmente a atenção para o autor. Então, num aniversário desses, uma amiga me deu “O Oceano no Fim do Caminho” de presente. Todo mundo que me conhece sabe que um bom presente é sempre um livro quando se trata de mim. Peguei o exemplar nas mãos e pensei: “nossa, é do Gaiman, aquele autor famoso. É fininho. Leio em umas poucas horas.” e assumi que aquele era um bom livro. Num domingo pacato, eu resolvi lê-lo e posso lhe dizer minha principal reação: lágrimas.

É claro que não é um livro triste ou de tragédias, mesmo que algumas coisas tristes acontecem nele. Acontece que de alguma forma esse livro de tocou profundamente. Enquanto estava me preparando para escrever essa resenha, dei uma busca rapidinha na net só para poder trazer mais algumas curiosidades além da minha própria visão e achei umas coisas bem interessantes, como por exemplo: esse livro foi escrito por Gaiman para sua esposa. E ele inseriu uns elementos não fantásticos, pois ela não gostava de fantasia. No final das contas o que era para ser um conto virou um romance.

Mas calma, calma… Não é um romance romântico. “O Oceano no Fim do Caminho” é uma aventura fantástica a dois mundos: o real e o maravilhoso criado por Gaiman. Seguindo logo atrás do protagonista sem nome (que muitos dizem ser o próprio Gaiman), conhecemos sua família composta por pai, mãe e irmã. A família passava por um tempo ruim de dinheiro e alugava quartos para diversas pessoas. Nessa época, quem divide o quarto com o protagonista é um minerador de opalas. O minerador é um homem muito justo e, num código de honra bem a lá Lannister, sempre paga suas dívidas. Um dia ele perde todo o dinheiro de seus amigos numa jogatina, envergonhado por não conseguir pagar sua dívida, ele rouba o carro da família que o abriga, viaja até em frente a uma fazenda vizinha e se mata. A morte dele desperta um ser há muito adormecido, e a aventura começa.

Quando o pai e o protagonista vão buscar o carro, entra em cena outras personagens: a família Hempstock, composta por vó, mãe e filha. A filha, Lettie, é uma criança como nosso protagonista, e logo eles viram amigos. É Lettie quem ajuda o menino quando ele se engasga com uma moeda e também conta que o lago no fim da propriedade da família, na verdade, é um oceano. A família Hempstock é quem insere o fantástico na narrativa, pois apresentam ao garoto um mundo cheio de possibilidades, onde ele até mesmo pode ter a epifania de descobrir o motivo para todas as coisas.

Não posso aqui deixar de fazer uma ligação entre “O Oceano no Fim do Caminho” com “Castelo Animado”. Existem algumas coisas interessantes como nome e até mesmo a apresentação de alguns personagens. Se eu buscar mais um pouco pela memória, posso até mesmo conectar alguns personagens com histórias gregas, como Lete, um dos rios que cortam o reino de Hades. Falar muito mais que isso é dar spoiler de qualquer coisa envolvida no enredo.

Nos dois livros que citei anteriormente, eu senti a mesma atmosfera mágica onde sempre parece que você está lendo algo com duas camadas: o óbvio, o que o autor quer falar, e o secreto, que está nas entrelinhas e que se você for atento suficiente, pode desvendar. Se você gostou de um, certamente, vai gostar do outro, pode apostar.

Você pode encontrar o livro “O Oceano no Fim do Caminho” aqui.


Assinatura_Crônicas - Ana

Siga a Ana no Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s