Vera Cruz: sonho e pesadelos

Título: Vera Cruz: sonhos e pesadelos / Autor: Gabriel Billy / Editora: AVEC / Gênero: ficção brasileira / Páginas: 184 / Ano: 2018 / Nota: 4,8 / 5


divulga_catarse_novoFruto de um financiamento coletivo bem-sucedido, Vera Cruz: sonhos e pesadelos é o livro que inaugura o universo de Vera Cruz; uma aventura steampunk ambientada no Brasil da belle epoque. Gabriel Castilho usa nosso folclore e as invenções de Santos Dumont para criar uma fantasia com personagens históricos do Brasil e da cultura tupiniquim. Você pode conferir o Book trailer aqui.

48958872_275342723153685_7362598204849782784_nO prelúdio nos apresenta as duas principais nações de Vera Cruz, que estão em guerra: Lisarb, nação onde a ditadura militar é presente, destaca-se pelo uso de veículos movidos a bottene e pela invenções do engenheiro aeronáutico Santos Dumont; e Ouro Preto, nação criada por ex-escravos e refugiados de Lisarb, destaca-se por negar tecnologias e por utilizar o poder da magia, seu maior feiticeiro é Mestre Lisboa.

28383212_10204117323290348_990123651_nAs duas nações têm um inimigo em comum: o ladino Pedro Malazarte. E é a ele que diversos representantes dessas nações se juntam para buscar Ivi Marã Ei, a terra sem males, onde se encontra a Borduna de Jurupari, poderoso objeto que pode causar desgraças inimagináveis se cair em mãos erradas.

Durante a formação do time que irá buscar Ivi Mará Ei, conhecemos as nações e como se dá o conflito entre elas, além de personagens importantes como Malazarte, o índio Urutau, as princesas Isabel e Zaila, que nos são apresentados de forma consistente, criando afeição para com eles. Já outros personagens estão lá pelo seu significado e engajamento, de forma que possamos ligar a fantasia à história do Brasil; são eles inventores esquecidos, revolucionários, personalidades da família imperial, curupira, etc. O desenvolvimento simples e direto nos leva ao ápice da aventura de forma prazerosa e fluida.

No desfecho dessa aventura os acontecimentos são corridos e cheios de reviravoltas, porém articulados plenamente com tudo que já lemos. E há mais novidades no epílogo: outro plot twist que nos remete a cultura fantástica medieval e cria um gancho gigantesco para um próximo volume.

28459296_10204117324210371_1630097159_nVera Cruz: sonhos e pesadelos é uma aventura num Brasil reimaginado através de uma base sólida, conhecimento adquirido por Billy em sua vida, e nos instiga a procurar saber mais sobre as personalidades presentes. A edição física é incrível; já na capa somos surpreendidos por um meticuloso e lindo trabalho, com verniz localizado. As páginas são em tom jornal, o que torna ainda melhor a leitura, além da durabilidade do material usado. O livro é rico em ilustrações, tanto em seu desenvolvimento como no final; ajuda muito a imaginação daqueles que não são conhecedores da mitologia usada na obra, e deixa a edição muito mais linda. Há também uma parte em que explica as origens dos personagens usados na obra, quem foram eles, e o que foi modificado para que se encaixassem nessa fantasia steampunk, etc. Existem alguns erros e revisão e diagramação, mas nada que ofusque o brilho da obra e o resgate à nossa cultura que ela representa.

Ficou curioso? Adquira seu exemplar na Amazon ou com a editora AVEC. Não deixe de seguir a obra no Facebook!
vera3


Siga a Brena no instagram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s