Super-poderes: O fascínio e as origens

Quem nunca sonhou ter super-poderes? Imaginando o que faria se pudesse voar, ver o futuro, mudar de forma, ler mentes…

As habilidades fantásticas dos personagens causam o “fascínio” no público que projeta, na ficção, o desejo de fazer o impossível. Essa relação é vista em qualquer tipo de pessoa, pois sempre queremos ser e fazer mais do que somos capazes.

No caso de deficientes ou portadores de doenças crônicas, é natural o desejo por poderes que são oposto de suas limitações. Vítimas de acidentes que sofreram algum tipo de sequela física, por exemplo, podem se imaginar com os corpos perfeitos e invulneráveis dos heróis.

Um personagem que apresenta o desejo por habilidades especiais de outros seres é um dos vilões do Homem-Aranha. Dr. Connors, o Lagarto, era obcecado pela capacidade de regeneração dos répteis, devido à amputação de um dos seus braços, ele queria ter o aquele poder. A experiência acaba não funcionando como esperava e, além da capacidade de auto-cura, o cientista desenvolve a selvageria do animal.

Esse fascínio não acontece apenas com poderes sobrenaturais e extraordinários, como os do Superman ou do Gandalf. Muitos personagens possuem outros tipos de poderes sem ser “super”. Há muitos personagens que utilizam apenas capacidades humanas comuns, porém conquistadas ou aperfeiçoadas através de treino, estudo ou qualquer tipo de dedicação. Além de fascinar, esses casos podem inspirar o público a conquistarem seus próprios “poderes”. O Batman, apesar de não possuir poderes sobrenaturais, possui tantos recursos que estão muito além do alcance no mundo real.

Há também casos que o poder é apenas a sorte. O personagem não possui nenhuma habilidade, minimamente, invejável, mesmo assim tudo parece dar certo.

Outro ponto importante dos poderes é que estão relacionados com o que o personagem representa. O voo do Peter Pan, por exemplo, é a liberdade da criança, livre de responsabilidades, que gostariamos de ser eternamente. A força de Hércules é a de todo o povo grego, assim como o Superman é a imagem que faziam do povo americano e a Mulher-Maravilha concentra todo o poder feminino.

Quanto à origem, os poderes possuem os exemplos muito variados. No entanto, é possível definir alguns pontos em comum.

Lista das origens dos super-poderes:

1. Já nasce com os poderes

É comum os descendentes de uma linhagem com poderes, como os semi-deuses gregos ou uma mutação genética, como nos X-men.  Nesses casos, os poderes existem desde o nascimento e têm explicação, no entanto, os motivos da origem não precisam ser explicados sempre. Lembro do filme “Matilda”, no qual uma menina nasce com habilidades especiais, apesar de sua origem “comum”. Não há justificativa, dentro da história, para ela ter poderes, mas representa situações em que os pais não reconhecem o potencial dos filhos.

Um Q.I. muito elevado ou qualquer alteração genética que encontramos no nosso mundo, também são exemplos de poderes de “nascença”.

2. Pacto com um deus ou demônio

Seja para o bem ou para o mal, as habilidades recebidas através de bênçãos ou maldições costumam ter um preço. Pode ser as orações diárias de um clérigo, o sacrifício de pessoas e animais em nome da divindade ou a necessidade de se alimentar de sangue humano.

A deusa Mitra abençoou Red Sonja para ela se tornar uma guerreira sob sua proteção, mas impôs a condição de que ela só poderia ter um relacionamento amoroso com quem a derrotar em combate.

3. Esforço próprio

Como já foi falado, nem sempre o poder de um personagem é algo sobrenatural. Seja as habilidades em combate ou um vasto conhecimento, alguns talentos podem ser adquiridos de maneira natural e realista. Algumas virtudes como coragem, persistência e carisma também podem ser trabalhadas de maneira que se tornam os poderes dos personagens.

4. Possui um artefato

A relação do usuário com o objeto já é capaz de gerar um drama pessoal, principalmente se o artefato possuir consciência própria. Seja de origem mágica ou tecnológica, o personagem que tem poderes através do item sofre com a dependência. A maneira como o tal artefato é adquirido também é um tema capaz de render uma boa história. Herdado por linhagem, encontrado, roubado, construído pessoalmente, recebido dos deuses… as possibilidades são muitas.

5. Por acidente

Sem motivo aparente, o personagem entra em contato com o elemento de mudança. Talvez se descubra que o “acidente” era, na verdade, o destino traçado pelos deuses, mas o “acaso” também é explicação suficiente. Essa origem acidental pode ser desde encontrar um anel mágico na escuridão de uma caverna, ser mordido por uma aranha, ser exposto a produtos químicos em uma explosão… Em resumo, o personagem estava no lugar certo, na hora certa (ou errados).

6. Experiência científica ou mágica

Muitos magos e cientistas tentam ampliar as habilidade humanas através de experiências, mas nem sempre o resultado saí como esperavam. O exemplo do Dr. Connors, já citado, ilustra bem essa origem de poderes. Outro caso clássico é o Soro do Supersoldado, assim como a transformação de um necromante em Lich.    

7. Relacionado ao ambiente

Fora de seu ambiente, o personagem fica limitado ou tem suas habilidades anulados. A relação com o território pode ser pelo grande conhecimento que tem do lugar, como um espião que sabe cada passagem secreta do castelo ou o explorador que conhece cada caminho, planta e animal da região. Outra possibilidade é que, em determinado ambiente, o personagem fique mais poderoso. Para mim, o Superman é o melhor exemplo disso, pois ele depende de um planeta com sol amarelo para ter seus poderes. Em Krypton ele seria uma pessoa comum.

Siga o Henrique no Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s