Top 5 obras literárias de terror | Por Clecius Duran

A semana do terror está quase no fim, mas não poderíamos encerrar sem antes chamar o Clecius para compor nossa seita de autores do oculto.

Você pode segui-lo no Facebook ou Instagram.


CleciusDuranClecius Alexandre Duran nasceu em maio de 1972 na cidade de São Paulo/SP e atualmente reside em Londrina/PR. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP no ano de 1994, ingressou no serviço público em 1991 e, desde 2000, atua como Procurador do Estado do Paraná. Ávido consumidor de livros, cinema, quadrinhos, videogames e podcasts, descobriu uma vocação tardia como escritor e passou a se aventurar na criação de um universo em que lobisomens e outros seres sobrenaturais vivem à margem e à espreita da humanidade. Curiosamente, o autor nunca é visto nas noites de lua cheia.


Sempre que me convidam para falar sobre o terror e suas obras, fico um pouco receoso de falar bobagem. Afinal, não me considero um profundo conhecedor do tema, mas tão somente um apreciador do gênero. Dito isso, arriscarei expor minhas preferências literárias.

Para criar o clima de suspense tão apropriado ao tema, comecemos pela quinta colocação:


41gISOuRuoL5. Deixa Ela Entrar, de John Ajvide Lindqvist

A obra, que foi adaptada para o cinema, traduz um tipo muito peculiar de horror, em que os sustos são substituídos por uma atmosfera opressiva e demasiadamente humana. Temos contato com uma visão nova e bastante instigante do mito do vampiro.

 


 

cesar-bravo-muito-alem-da-carne-ultra-carnem-darksidebooks-terror-nacional-cover4. Ultra Carnem, de Cesar Bravo

Em quarto lugar, quero destacar a obra visceral do talentoso Cesar Bravo. A belíssima edição de capa dura da editora Darkside alça esta magnífica obra ao relevante patamar que ela merece. Bravo faz uma adaptação de diversos contos de sua autoria, criando uma linha narrativa singular que trata o demônio com todo o carinho que ele merece. Para quem tem dúvidas sobre a qualidade da literatura nacional, esse livro demonstra que os autores brasileiros não ficam atrás dos grandes nomes da produção estrangeira.

 


 

DRACULA_DARK-EDITION-3D3. Drácula, de Bram Stoker

Escrito na forma de cartas, páginas de diários e reportagens, esse livro serve de base para a forma com que a cultura pop se apropria do mito do Conde Drácula, o vampiro mais famoso da ficção. Embora tenha um ritmo lento, é leitura obrigatória para os fãs do gênero.

 


 

51dr66kF4OL2. Hellraiser, de Clive Barker

Devo confessar que tive contato com essa obra através dos filmes dos anos 80. A figura do Pinhead e dos demais Cenobitas povoou meus pesadelos por muitos anos. Aqui, vemos o hedonismo sendo levado às últimas consequências.

 


 

51uBE4cR2nL1. O Exorcista, de William Peter Blatty

Em primeiríssimo lugar temos esta obra, que também ganhou mais de uma adaptação para o cinema, mas é nas páginas do livro que você irá experimentar o medo primevo que nos acompanha desde tempos remotos. Muito além de Pazuzu, o apavorante é saber que a obra se baseia num caso real de exorcismo…

Por fim, não são obras isoladas, mas gostaria apenas de mencionar As Crônicas Vampirescas, de Anne Rice e a série O Monstrologista, de Rick Yancey. Cada um dos livros, a seu próprio modo, nos conduz pelos meandros do medo com graça e maestria.

Espero ter sido de alguma ajuda e desejo a todos uma excelente leitura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s