5 obras literárias de terror adaptadas para o cinema | Por Josy Oliveira

A literatura tem o poder de nos transportar para outros mundos, nos fazendo viajar na imaginação e nos permitindo conhecer novos mundos. Com o surgimento do cinema, viajar em narrativas tornou-se algo ainda mais fácil, pois com o auxílio dos efeitos visuais, dar vida aos personagens da literatura tornou-se algo fácil. Desde então o cinema vem se inspirando em obras literárias, e com isso, hoje temos eternizadas as imagens de personagens clássicos da literatura do terror como o Drácula, a múmia e tantos outros.

Pensando nisso, convidamos a Joseany, autora nacional e cineasta independente para indicar alguns dos filmes de terror inspirados em clássicos da literatura que ela mais curte.


42939234_1124656557689519_251682037530126922_nOlá! Sou a Joseany Oliveira, tenho 32 anos, sou escritora, cineasta independente e também trabalho com sereismo. Fui convidada pela Manoela pra vir aqui no Crônicas Fantásticas pra indicar pra vocês um livro de terror, já que estamos no mês de Halloween. Bom, geralmente, costumamos ler um livro para que, somente após a leitura do mesmo, assistirmos à versão em filme da obra. No meu caso foi diferente: primeiro eu assisti ao filme e depois descobri que ele havia sido inspirado num livro e como eu amei o filme, tratarei de providenciar o livro pra ontem rsr.

Acredito que vocês irão curtir muito a minhas dicas, principalmente a primeira, por se tratar de uma obra espanhola e pouco conhecida. Sem mais delongas, vamos à minha dica:


44536607_340656169838408_659522134158082048_n1. Dagon: La Secta del Mar

como já adiantei, trata-se, primeiramente, de um filme chamado “Dagon” (lançado na Espanha como Dagon: La Secta del Mar). Como eu ainda não encontrei o livro, vou falar sobre o filme, que, segundo pesquisei, é basicamente a mesma coisa. O filme, dirigido por Stuart Gordon e escrito por Dennis Paoli, teve sua estreia no ano de 2001 e foi baseado no livro “A sombra sobre Innsmouth” de H. P. Lovecraft.

*** ATENÇÃO SPOILER ***

Conta a história de Paul Marsh, um empresário que, frequentemente, tinha um estranho sonho, onde ele, enquanto praticava mergulho no mar, encontrava uma sereia assustadora, de dentes afiados que o desejava. Um dia ele vai fazer um passeio de barco nas costas da Espanha com Barbara, a sua namorada, e seus amigos, Vicki e Howard. Uma tempestade repentina destruiu o barco, em seguida, alguma coisa na água atacou os amigos do casal, os poupando, apenas. De repente, do nada, aparece uma cidadezinha ilhada, no meio do oceano. É pra lá que o casal segue, nadando. Quando chegam à vila, se deparam com as casas trancadas e mesmo sabendo que estão sendo observados, eles percebem que os moradores daquele lugar, por algum motivo, não querem ser vistos.

dagon5

Barbara, em seguida, também desaparece misteriosamente e Paul se desespera, até encontrar um velho bêbado chamado Ezequiel, o último humano de sangue puro naquele lugar. Ezequiel explica a Paul que, muitos anos atrás, a vila deixou de crer em Deus e passou a adorar a Dagon. No início, todos festejaram muito, mas depois de um tempo Dagon exigiu mulheres humanas para se reproduzir. Com um tempo, os moradores daquela vila passaram por mutações, se transformando, aos poucos, em criaturas marinhas. Ezequiel tenta ajudar Paul a fugir daquele lugar, mas Paul se encanta com uma sedutora mulher chamada Uxia, que ele logo percebe ser a sereia de seus sonhos. Uxia seduz Paul e o leva para seu quarto para se relacionarem sexualmente, mas logo ele percebe que ela era metade mulher e metade polvo, com enormes e horríveis tentáculos. Ele corre em busca de ajuda e se depara com vários seres em processo de mutação, metade gente, metade peixe, que tentam devorá-lo a todo custo. Ele é salvo por Uxia, que informa que ele não tem escolha, senão se juntar a eles. Ele se oferece para ficar com ela em troca da libertação de Barbara, mas ela insiste que Barbara deve ficar e ter o filho de Dagon. Paul escapa, matando os guardas e vai a procura de Barbara e descobre uma passagem oculta que o levará à um estranho ritual, onde Barbara seria oferecida a Dagon.

dagon_09_stor

Ela é acorrentada nua e jogada em um buraco profundo que leva ao mar. Enquanto a congregação chama por Dagon, Paul joga querosene e taca fogo em todos os mutantes, deixando o lugar em chamas. Ele pega Barbara de volta do poço, mas Dagon já a estuprou e ela implora para que ele a mate. Paul se recusa e o monstruoso Dagon agarra Barbara e deixa suas mãos decepadas, fazendo com que ela morra. Uxia explica que a mãe humana de Paul escapou do vilarejo anos atrás, mas agora que Paul retornou, ele será seu amante e eles vão morar com Dagon para sempre. Preso, Paul derrama o restante do querosene sobre o próprio corpo e se incendeia. Uxia agarra-o e mergulha na água, onde Paul percebe que agora poderia respirar dentro da água. Sem escolha, ele segue Uxia até o covil submarino de Dagon.

É isso, gente! Eu sei, eu sei… O filme é bem viajado. Mas eu amei, pois nele encontro todos os elementos que me atraem: terror, mistério, suspense, ficção científica, mar, sereias, etc e etc… Eu super indico a obra, pois achei a trama super envolvente e eu não consegui, nem por um momento, tirar a minha atenção da tela, enquanto assistia (acredito que, com o livro, será igual). Espero que tenham gostado!


 

44753972_2229832040622658_4991519809255505920_n2. Horror em Amityville

Se vocês curtem mais um terror sangrento, se liguem na minha próxima. O livro foi escrito por Jay Anson e publicado pela primeira vez em 1977. Fala sobre uma família que se muda para uma mansão e abandona a casa 28 dias depois. O livro relata o que ocorreu na casa durante esse período, baseado nos relatos da própria família. Anteriormente a casa foi palco de uma chacina. Em 1974, Ronald De Feo, o filho mais velho do casal De Feo, certa noite, exatamente às 03:15 da manhã, assassinou os pais e os quatro irmãos mais novos com tiros de espingarda, enquanto eles dormiam. Ronald alegou que vozes estranhas na sua cabeça lhe mandaram cometer o crime.


 

44689933_321985478591077_2033261045757247488_n3. A mulher de preto

A minha próxima dica não tem muito sangue, mas promete muitos calafrios. O livro foi escrito por Susan Hill e fala sobre Arthur Kipps, um advogado, que é chamado para acompanhar o funeral da Sra. Alice Drablow, a única moradora da Casa do Brejo da Enguia, localizada em uma região remota da Inglaterra. Enquanto trabalha na isolada propriedade, Kipps descobre trágicos segredos ocultados por suas janelas fechadas. Ao vislumbrar uma jovem e sofrida mulher vestida de preto, uma arrepiante sensação de desconforto começa a tomar conta dele, um sentimento que cresce com a relutância dos moradores locais em falar sobre a estranha figura – e seu terrível propósito.


 

44816770_918342755031183_1261248675825319936_n4. O Silêncio dos Inocentes

Agora, se vocês curtem mais um terror policial, segue a minha próxima dica. O livro foi escrito por Thomas Harris e fala sobre o assassinato de cinco mulheres em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar até o sanguinário assassino, a jovem agente do FBI, Clarice Starling, entrevista o ardiloso psiquiatra Hannibal Lecter, cuja mente psicopata está perigosamente voltada para o crime. Ao seguir as pistas apontadas pelo Dr. Lecter, Clarice envolve-se em uma teia mortífera surpreendente. O texto de Thomas Harris é arrepiante.


 

43567976_598320737251013_2088246754678931456_n5. O Bebê de Rosemary

E por último, mas, não menos importante, o que eu mais gosto num filme de terror: SUSPENSE. Se liguem na minha próxima dica. É um romance de terror escrito por Ira Levin. O livro fala sobre Rosemary Woodhouse e seu marido Guy, um ator que luta para se firmar na carreira. Quando eles se mudam para um dos endereços mais disputados de Nova York, o Bramford, um edifício antigo, incidentes misteriosos começam a acontecer. Rosemary engravida, mas, à medida que a gestação evolui e parece deixá-la mais frágil, Rosemary começa a suspeitar que as coisas não são o que parecem ser…


Então é isso, galera! Espero que vocês tenham curtido as minhas dicas!!! Bom Halloween a todos e, é claro, boa leitura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s